Turismo gastronômico impulsiona economia em Xinjiang

Importante ponto na Rota da Seda, local reúne influências do Oriente Médio, Ásia Central e Rússia
Por Redação

A região autônoma de Xinjiang tem visto um aumento na sua economia e crescimento do turismo através da gastronomia. O local foi importante para a Rota da Seda e possui uma culinária com influências do Oriente Médio, Ásia Central e Rússia.

No Grande Bazar em Urumqi, capital de Xinjiang, por exemplo, centenas de barracas com especialidades locais, de frutas da estação a espetos de carne, surgem à vista. De particular interesse é o Museu Naan, que homenageia o famoso pão que é parte integrante da dieta, especialmente dos uigures.

O museu revela as origens e a história do naan, bem como o seu processo de produção. É possível ver dezenas de variedades, desde as mais tradicionais com gergelim ou cebola, até alguns doces com pétalas de rosa ou nozes.

Outro lugar que presta homenagem a pão é a Naan Culture Village, localizada na cidade de Yili, perto da fronteira com o Cazaquistão. O local possui mais de 5 mil metros quadrados, incluindo áreas de produção e processamento, além de salas de exposição e um museu. São mais de 32 variedades de naan à venda, além de outros produtos locais, que os visitantes podem comprar no local, mas que também são exportados para o exterior.

Em Yining, outra cidade conhecida, o turismo gastronômico também tem servido de motor para a economia local. A área, que possui hotéis, restaurantes e lojas, foi classificada como um destino quatro estrelas nacionalmente.

Um dos negócios preferidos do público é a Sorveteria Gulandam, que oferece sorvetes artesanais de chocolate, baunilha ou pitaia, entre outros sabores. Além disso, o governo local investiu 180 milhões de yuans para a proteção e incentivo desta área.

 

Publicado em: 08/06/2021

Mais Relevantes

Turismo chinês registra 5,3 bilhões de viagens domésticas até setembro

Feriado do Dia Nacional na China registra 2,14 bilhões de viagens

Entre 1º e 7 de outubro, o feriado do Dia Nacional, conhecido como Semana Dourada, somou 2,14 bilhões de deslocamentos de passageiros entre regiões da China, média de 306 milhões por dia, pouco acima do ano anterior, segundo o Ministério dos Transportes. Com o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *