3ª exposição fotográfica de mídia do BRICS acontece em São Paulo

A mostra conta com fotografias que mostram o desenvolvimento das cinco nações que fazem parte do bloco

A 3ª exposição fotográfica conjunta de mídias do BRICS teve início na última semana no Centro Cultural de São Paulo e a sua inauguração contou com a presença de representantes dos principais meios de comunicação do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os países integrantes do bloco. A mostra conta com quase cem fotografias das cinco nações, que mostram o desenvolvimento econômico, o progresso científico e tecnológico, intercâmbio de pessoas e culturas, a beleza natural e a cooperação entre esses países.

O tema da expo deste ano é “Glorificar o BRICS, compartilhar o futuro”, e o evento é copatrocinado pela Agência de Notícias Xinhua e a CMA Consultoria, Métodos, Assessoria e Mercantil S/A. A exposição fotográfica contou com dezenas de veículos de comunicação dos países do BRICS que ofereceram fotos tiradas por seus próprios fotógrafos, participando desta maneira ativamente da exposição.

He Ping, editor-chefe da Xinhua, assegurou durante a inauguração da exposição que as fotos selecionadas refletem o espírito do BRICS de abertura, inclusão, cooperação e benefício mútuo, demonstrando o duro trabalho e a vida feliz dos povos do BRICS. O estilo das fotografias retrata também os passos sólidos de apoio e solidariedade entre os países de mercados emergentes e em vias de desenvolvimento.

Para ele, as quase 100 fotografias da exposição não são só o resultado concreto do mecanismo de cooperação das mídias do BRICS, como também o testemunho histórico do desenvolvimento conjunto de seus países. “Também é uma lembrança preciosa para que pessoas de todo o mundo troquem ideias e se conheçam”, acrescentou.

O diretor também disse que para liberar completamente o potencial de crescimento dos países do BRICS e a criatividade dos 3 bilhões de pessoas que vivem em seus territórios, os meios de comunicação de todos os países membros devem continuar desempenhando o papel de ponte para promover a amizade e chegar ao coração das pessoas.

Segundo ele, isto pode ser realizado através da organização de exposições de fotografia conjuntas e fóruns de alto nível, com intercâmbios e entrevistas conjuntas, que fortalecem a comunicação e a coordenação. As mídias do BRICS contam conjuntamente as novas histórias e boas histórias de cooperação do BRICS, que permitem que o mundo seja testemunha do desenvolvimento e o progresso dos cinco países.

José Sánchez, presidente do grupo CMA, por sua vez, afirmou que muitos fotógrafos capturaram momentos maravilhosos através de uma observação aguda e mostraram a humanidade, natureza, cultura, economia e tecnologia dos países do BRICS.

Essa é a 3ª exposição de mídia do BRICS. A 1ª foi realizada em junho de 2017 em Pequim, organizada pela Agência de Notícias Xinhua, e desde então ela acontece anualmente. A 2ª edição do evento aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e foi patrocinada conjuntamente pela Agência de Notícias Xinhua e o Grupo Mídias Independentes da África do Sul.

A expo ficará aberta no Centro Cultural São Paulo (CCSP) até o dia 10 de novembro.

Fonte: Xinhua

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.