PUC-Minas sedia evento que aborda as relações entre Brasil e China

O I Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China – RBCHINA busca despertar o interesse de estudantes brasileiros nesse campo de pesquisa

 

As relações do Brasil com a China serão o assunto do I Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China – RBCHINA, que é parte do IV Seminário Internacional das Potências Médias e acontecerá em Belo Horizonte nos dias 22 e 23 de outubro. Com o tema “Brasil e China num contexto de incertezas mundiais”, o evento será sediado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e tem como objetivo despertar o interesse de estudantes brasileiros nesse campo de pesquisa.

Desde o início do século XXI, as relações entre os dois países se intensificaram e se expandiram para diversas áreas, como política internacional, comércio, intercâmbios culturais, científicos e acadêmicos. A China também é há 9 anos a principal parceira comercial do Brasil, o que torna o tema do evento ainda mais atual e necessário.

O evento contará com especialistas brasileiros e chineses de diferentes campos de atividade, que irão discutir os papeis do Brasil e da China na política internacional, os desafios impostos pelo novo cenário econômico mundial, as transformações políticas e sociais recentes da China, os múltiplos aspectos das relações sino-brasileiras e ainda alguns componentes essenciais da filosofia e da cultura chinesas.

Distribuídas entre os dois dias de evento, quatro mesas principais comporão o encontro, sendo elas: “Economia, Comércio e Finanças”; “Ciências Sociais e Relações Internacionais na China Contemporânea”; “Desafios e Oportunidades para a Relação Brasil-China” e “Filosofia e Cultura da China”. O evento conta com o apoio da Embaixada da China no Brasil e da Associação de Amizade do Povo da China com os Países Estrangeiros, entidade vinculada ao Ministério de Relações Exteriores da República Popular da China.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.