O presidente chinês, Xi Jinping, realizou nesta terça-feira, em Beijing, uma série de encontros bilaterais com líderes estrangeiros que participam da Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres. As conversas reforçaram o compromisso da China com o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e a promoção da igualdade de gênero, além de fortalecer os laços diplomáticos com países parceiros da Europa, África, Caribe e Ásia.
Durante reunião com a presidente da Islândia, Halla Tomasdottir, Xi afirmou que, ao longo de 54 anos de relações diplomáticas, China e Islândia demonstraram que países com diferentes sistemas sociais podem alcançar resultados de benefício mútuo. Ele defendeu o aprofundamento da cooperação em energia geotérmica, saúde, comércio e transição verde, além da coordenação em fóruns multilaterais para promover um sistema de governança global mais justo. Os dois países emitiram uma declaração conjunta sobre energia geotérmica e desenvolvimento verde.
Ao se reunir com a primeira-ministra de Moçambique, Maria Benvinda Delfina Levi, Xi destacou que a amizade entre os dois países permanece “sólida como uma rocha” desde o estabelecimento das relações diplomáticas há 50 anos. Ele afirmou que a China continuará apoiando o país africano em sua trajetória de desenvolvimento e estabilidade, com foco em energia, mineração, infraestrutura e educação. Levi expressou o desejo de fortalecer a cooperação com a China e implementar os resultados da conferência, ressaltando o papel chinês na promoção da governança global justa e inclusiva.
Em encontro com a primeira-ministra do Sri Lanka, Harini Amarasuriya, Xi afirmou que a China está pronta para aprofundar a cooperação de alta qualidade no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, especialmente nos setores de agricultura moderna, economia digital, economia verde e turismo. Ele também defendeu a ampliação da parceria em segurança e aplicação da lei e o combate conjunto a crimes transnacionais. Amarasuriya destacou o apoio do Sri Lanka às quatro iniciativas globais propostas por Xi e elogiou a contribuição da China para o desenvolvimento do Sul Global.
Ao se encontrar com a presidente da Comunidade da Dominica, Sylvanie Burton, Xi enfatizou a relação de amizade e confiança política entre a China e o Caribe. Ele afirmou que os dois países devem fortalecer a cooperação em infraestrutura, energia limpa, agricultura, saúde e empoderamento feminino, além de promover intercâmbios culturais e educacionais. Burton elogiou o papel da China como uma força pela paz e estabilidade mundial e reiterou o apoio ao princípio de Uma Só China, expressando o desejo de ampliar a cooperação em economia verde e resposta às mudanças climáticas.
Por fim, em conversa com o presidente de Gana, John Dramani Mahama, Xi celebrou os 65 anos de relações diplomáticas e reafirmou a disposição chinesa em atualizar e diversificar a cooperação bilateral. Ele destacou o potencial conjunto em mineração, energia, agricultura, pesca e infraestrutura, e disse esperar que Gana se beneficie do tratamento tarifário zero oferecido pela China a países africanos. Mahama elogiou a liderança chinesa na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento da cooperação Sul-Sul, ressaltando que Gana apoia o multilateralismo e busca ampliar sua parceria estratégica com a China em diversas frentes.
Todos os encontros contaram com a presença de Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e ministro das Relações Exteriores.

Sem Comentários ainda!