A tripulação da Shenzhou-14 a bordo da estação espacial chinesa Tiangong, em órbita, completou sua terceira caminhada às 16h50 (horário de Pequim) nesta quinta-feira, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China. Chen Dong e Cai Xuzhe – juntamente com Liu Yang, que trabalhou dentro do módulo central para apoiar seus companheiros – colaboraram para realizar todas as tarefas definidas. Em seguida, Chen e Cai retornaram em segurança ao laboratório Wentian.
Durante as atividades extraveiculares com duração de cerca de cinco horas e meia, eles instalaram uma “ponte” fora da cabine que liga o módulo central com os laboratórios Wentian e Mengtian, enquanto Cai completou a primeira caminhada espacial entre os módulos através da ponte.
Eles também desbloquearam a Câmera Panorâmica A do Wentian e montaram alças de assistência para o pequeno braço mecânico. Estas foram as primeiras atividades extraveiculares após a formação da configuração básica da estação espacial, em forma de T.
A caminhada espacial examinou, pela primeira vez, a capacidade colaborativa entre os astronautas e braços mecânicos, e também verificou ainda mais o desempenho da cabine pressurizada do Wentian e das instalações de apoio na condução de atividades extraveiculares.
Sem Comentários ainda!