O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, reuniu-se com o presidente visitante da República das Filipinas, Ferdinand Romualdez Marcos Jr., em Pequim nesta quarta-feira.
Observando que a China e as Filipinas são vizinhas próximas, com uma longa história de intercâmbios amistosos entre os dois povos e progresso constante na cooperação pragmática em vários campos, Li disse que a visita de Marcos no início do novo ano é indicativa de um bom começo para os laços bilaterais.
Li afirmou que a China atribui grande importância às relações com as Filipinas, acrescentando que o país está pronto para fortalecer os intercâmbios de alto nível, consolidar a confiança política mútua, promover a cooperação pragmática para manter a paz e o desenvolvimento regionais e beneficiar melhor os dois povos.
Li destacou que a China está disposta a trabalhar com as Filipinas para melhorar a sinergia das estratégias de desenvolvimento para promover a cooperação em infraestrutura, aprofundar continuamente a cooperação econômica e comercial, expandir as importações de produtos agrícolas de qualidade facilmente comercializáveis das Filipinas e reforçar a cooperação em novas energias, incluindo energia eólica e solar, e fortalecer a cooperação em intercâmbios interpessoais e na recuperação do turismo, entre outras áreas.
O primeiro-ministro apontou que manter a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China serve aos interesses dos países da região, incluindo a China e as Filipinas. Espera-se que todos os lados trabalhem juntos para facilitar as consultas sobre o Código de Conduta no Mar do Sul da China para transformar o mar em um caracterizado pela paz, amizade e cooperação, acrescentou.
Chamando a China de irmão, parceiro e amigo das Filipinas, Marcos garantiu que as Filipinas estão dispostas a aprofundar a cooperação em vários campos em todos os níveis e trabalhar para forjar uma forte parceria com a China. Ele salientou que as Filipinas esperam melhorar as comunicações com a China para resolver adequadamente as questões relacionadas ao Mar do Sul da China e manter a paz e a estabilidade dos laços bilaterais e da região.
Sem Comentários ainda!