Xi Jinping se reúne com Dilma Rousseff em Shanghai e destaca papel do BRICS na união do Sul Global

Presidente chinês visitou sede do Novo Banco de Desenvolvimento e reforçou compromisso com a cooperação com países em desenvolvimento

Em visita à sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), em Shanghai, o presidente da China, Xi Jinping, encontrou-se com a presidente da instituição e ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. O gesto simbolizou a importância estratégica do banco criado pelos países do BRICS e reforça o papel do Brasil como protagonista na cooperação Sul-Sul.

Durante o encontro, Xi afirmou que o NDB é “uma iniciativa pioneira do Sul Global para buscar força por meio da unidade” e elogiou a atuação de Dilma à frente da instituição. A visita também refletiu o compromisso de Xi com o fortalecimento do BRICS como plataforma central de apoio ao desenvolvimento inclusivo e sustentável dos países emergentes.

Às vésperas da 17ª Cúpula do BRICS, que ocorre no Rio de Janeiro com o tema “Reforçar a Cooperação do Sul Global para uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável”, Xi destacou que a China continuará promovendo a representatividade dos países em desenvolvimento na ordem global. Ele defende que o Sul Global deve ter mais voz nas decisões internacionais e que nenhum país deve ser deixado para trás no caminho da modernização.

A China, que já compartilha experiências em infraestrutura e combate à pobreza com dezenas de países, vê o BRICS ampliado como um canal crucial para a reforma da governança global. “Independentemente de como evolua o cenário internacional, manteremos nosso coração e raízes no Sul Global”, afirmou Xi.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.