Depois de três anos de pausa durante a pandemia da COVID-19, pessoas em toda a França voltaram a se reunir nos últimos dias para o Ano Novo Chinês. O festival é um dos destaques das festividades de inverno do país atualmente. Na Chinatown da capital francesa (13º arrondissement), o município do distrito, em coordenação com associações e empresas locais, organizou várias comemorações entre 16 de janeiro a 5 de fevereiro.
Os eventos incluem exposições de Hanfu, vestimenta tradicional chinesa, e de pinturas chinesas, oficinas para adultos e crianças, concertos de música chinesa, shows com comediantes franco-chineses, degustação gourmet e karaokê. O destaque foi o tradicional desfile do Ano Novo Chinês, que atraiu mais de 200 mil pessoas em 2020 desde sua estreia na década de 1980.
Este ano, o prefeito do 13º arrondissement, Jerome Coumet, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, participaram do desfile. Para Coumet, o Ano Novo Chinês é um momento “muito esperado”, pois virou “um evento significativo para os moradores do 13º arrondissement e de toda Paris vivenciarem a junção de culturas”.
Sem Comentários ainda!