Um grupo de cientistas chineses propôs um rancho inteligente de com sensores vestíveis inteiramente alimentados pelos movimentos de gado. O estudo publicado na sexta-feira na revista iScience descreveu dispositivos em vacas que capturam a energia cinética criada até pelos menores movimentos dos animais e depois a usam para fornecer energia ao rancho.
Os pesquisadores da Universidade Jiaotong do Sudoeste montaram pequenos dispositivos sensoriais portados nos tornozelos e pescoço de vacas para capturar a energia cinética do animal e armazená-la em supercapacitores ou baterias de lítio através de um retificador. “Desenhamos um mecanismo de aprimoramento de movimento que usa ímãs e um pêndulo para amplificar pequenos movimentos que as vacas fazem”, informou o coautor do artigo, Zhang Zutao, professor da universidade.
O coletor de energia pode garantir um fornecimento estável de energia para sensores de monitoramento portáteis em vacas, e esses sensores também podem ser alimentados quando o gado não está se movendo ou está fazendo movimentos limitados, de acordo com o estudo.
“Em um rancho, o monitoramento de informações ambientais e de saúde do gado pode ajudar a prevenir doenças e melhorar a eficiência da criação e manejo de pastagens”, disse Pan Yajia, coautora deste artigo. “Essas informações podem incluir concentração de oxigênio, temperatura e umidade do ar, quantidade de exercício, ciclos reprodutivos, doenças e produção de leite”, acrescentou ela.
Zhang e Pan também testaram os dispositivos em humanos e descobriram que um movimento leve era suficiente para alimentar a medição de temperatura no dispositivo. Os pesquisadores veem aplicações futuras em monitoramento esportivo, saúde, casas inteligentes e na construção de redes de sensores sem fio vestíveis em humanos.
Sem Comentários ainda!