A China anunciou nesta sexta-feira (5) que aplicará uma tarifa adicional de 34% sobre todos os produtos importados dos Estados Unidos a partir de 10 de abril. A decisão foi divulgada pela Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado.
A medida vem em resposta à imposição de tarifas “recíprocas” pelos Estados Unidos sobre exportações chinesas, atitude que, segundo a comissão, viola as regras do comércio internacional, prejudica os direitos legítimos da China e representa um típico ato de intimidação unilateral.
Em comunicado, a comissão afirmou que a ação dos EUA não apenas compromete os próprios interesses do país, como também ameaça o desenvolvimento econômico global e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos.
A China pediu aos Estados Unidos que removam imediatamente as tarifas unilaterais e resolvam as disputas comerciais com base na igualdade, no respeito mútuo e em benefícios recíprocos.
A comissão destacou ainda que as políticas aduaneiras já existentes, como regimes especiais de entrepostos alfandegários e isenções fiscais, continuarão em vigor. No entanto, as novas tarifas adicionais anunciadas não serão reduzidas nem isentas.
Sem Comentários ainda!