Colômbia e Uzbequistão entram para o Novo Banco de Desenvolvimento

Presidido por Dilma Rousseff, o NDB chega a 11 membros e reforça sua missão de financiar o desenvolvimento no Sul Global

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, anunciou neste sábado a entrada da Colômbia e do Uzbequistão na instituição, ampliando o total de países-membros para 11. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa após a 10ª reunião do Conselho Diretor do NDB, na véspera da 17ª Cúpula do BRICS.

Criado em 2015 pelos países do BRICS, o banco multilateral tem como missão financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em economias emergentes. Dilma destacou que o NDB respeita a soberania dos membros e não impõe condições em seus empréstimos, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Atualmente sediado em Shanghai, o NDB já aprovou mais de 120 projetos, somando US$ 40 bilhões em áreas como energia limpa, transporte, saneamento e infraestrutura digital. Segundo a presidente, outros países seguem em processo de análise para possível adesão, mas as negociações ainda são confidenciais.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.