China e ONU promovem nova parceria para exploração espacial

País deseja promover parceria global em exploração e inovação espacial
CNSA/Xinhua

A China emitiu uma declaração de ação delineando seu plano para promover uma maior cooperação internacional em tecnologia e exploração espacial, trabalhando com outros países e organizações internacionais no âmbito das Nações Unidas.

O documento foi emitido no 2º Seminário de Parceria Global das Nações Unidas/China de 2022 sobre Exploração e Inovação Espacial, que começou, na segunda-feira, em Haikou, capital da Província insular de Hainan, no sul do país.

O seminário, co-patrocinado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA, em inglês), pelo governo popular da Província de Hainan e pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA, em inglês), concentra-se no tema “estabelecer uma nova parceria de exploração espacial”.

De acordo com a declaração de ação, a China está disposta a trabalhar com agências espaciais e organizações internacionais em todo o mundo para promover o estabelecimento de um novo tipo de parceria global em exploração e inovação espacial, com igualdade e benefício mútuo, abertura e inclusão, uso pacífico e benefício da humanidade.

A CNSA propôs a promoção da nova parceria de exploração espacial em oito áreas, incluindo ampla consulta sobre governança global, promoção da coordenação de ação, aprofundamento da cooperação de projeto, promoção do desenvolvimento inovador, compartilhamento de resultados científicos, estímulo da participação diversificada, estabelecimento de plataformas de cooperação e salvaguarda da segurança humana.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.