China desempenha papel de liderança no avanço do desenvolvimento humano

Crescimento foi tema de fórum co-organizado pela Universidade Tsinghua

A China tem sido e continuará a ser um ator chave no avanço do desenvolvimento humano e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, observaram acadêmicos durante um fórum na segunda-feira.

Nos últimos 40 anos, a China contribuiu com cerca de três quartos da redução global do número de pessoas vivendo em extrema pobreza, contribuição sem a qual o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 1 das Nações Unidas não teria sido alcançado com sucesso, disse Peng Gang, vice-presidente da Universidade Tsinghua, neste fórum coorganizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Instituto Chinês para o Planejamento do Desenvolvimento da Universidade Tsinghua.

A China é o primeiro país a passar da categoria de baixo desenvolvimento humano para a categoria de alto desenvolvimento humano desde que o PNUD começou a publicar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 1990. O IDH da China atingiu 0,768 em 2021, disse Yang Yongheng, vice-reitor do instituto.

A China também foi um dos poucos países que registraram um aumento no IDH durante a pandemia da COVID-19. Em 2021, em contraste, 156 dos 196 países e regiões tiveram um declínio no IDH em comparação com os níveis pré-pandemia, disse Yang.

Kanni Wignaraja, diretora do Escritório Regional para a Ásia e o Pacífico do PNUD, disse que o desenvolvimento humano tem a ver com a expansão das oportunidades e escolhas das pessoas, melhorando seu bem-estar e protegendo a vida das gerações futuras. “Isso significa, entre outras questões, enfrentar as mudanças climáticas e acelerar uma transição energética justa.”

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.