China deseja retorno seguro dos dois astronautas americanos presos

Porta-voz da Agência Espacial Tripulada da China comentou sobre caso durante coletiva de imprensa em Jiuquan

Os profissionais da indústria espacial chinesa estão acompanhando de perto a situação dos dois astronautas americanos em órbita, que tiveram seu retorno à Terra adiado, e desejam que eles retornem em segurança. Foi o que informou um porta-voz da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) nesta terça-feira. “Reconhecemos a alta prioridade que a NASA dá à segurança de seus astronautas e desejamos que ambos retornem com segurança”, declarou Lin Xiqiang, porta-voz da CMSA, durante uma coletiva de imprensa em Jiuquan, no noroeste da China.

Os astronautas da NASA continuam na Estação Espacial Internacional depois que a cápsula Starliner, da Boeing, retornou vazia à Terra em setembro devido a problemas técnicos. O plano original era um voo de teste de oito dias, mas eles precisarão aguardar até o final de fevereiro do próximo ano para o retorno, que será realizado pela SpaceX.

Lin observou que as missões espaciais tripuladas envolvem sempre riscos e desafios significativos e que a segurança dos astronautas é uma prioridade absoluta para governos e populações ao redor do mundo. Ele destacou que a China trabalha para minimizar quaisquer riscos em suas operações espaciais e otimiza constantemente seus planos de resposta a emergências, visando mitigar ameaças como vazamentos causados por detritos espaciais.

Desde o início da operação da estação espacial chinesa, o tempo de resposta dos astronautas a emergências aumentou cinco vezes, segundo Lin. Atualmente, a espaçonave tripulada Shenzhou-20 e um foguete Longa Marcha-2F estão prontos na fase final de montagem no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. Lin acrescentou que ambos estão em prontidão para serem convertidos rapidamente para uma missão de resgate de emergência, se necessário.

 

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.