Xi pede cooperação com Europa em cúpula com líderes francês e alemã

Presidente chinês destacou os obstáculos globais causados pela pandemia do coronavírus

O presidente chinês, Xi Jinping, realizou uma cúpula virtual com o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, na segunda-feira, pedindo que a China e a Europa expandam o consenso e a cooperação para que os dois lados desempenhem um papel importante na resposta adequada aos desafios globais.

Observando a persistente situação severa global da Covid-19 e a perspectiva incerta de recuperação econômica, Xi disse que o mundo mais do que nunca precisa de respeito mútuo e estreita colaboração, ao invés de suspeita, antagonismo ou jogo de soma zero.

Xi pediu que os dois lados mantenham uma cognição mútua correta. Nos últimos 100 anos, o Partido Comunista da China liderou o povo chinês na abertura de um caminho de desenvolvimento adequado às realidades nacionais, o que conquistou o apoio da população, assinalou o presidente, acrescentando que a China está comprometida com os valores comuns da humanidade incluindo paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade.

Emmanuel Macron exaltou que nas últimas décadas a China alcançou grandes conquistas em seu desenvolvimento. A França está empenhada em promover a cooperação com o país de forma prática, apoia a conclusão do acordo de investimento UE-China e o fortalecimento do intercâmbio cultural, e dá as boas-vindas às empresas chinesas, garantiu ele.

Angela Merkel destacou que é muito importante para os líderes da Alemanha, França e China manterem intercâmbios. A Alemanha está pronta para fortalecer a coordenação e cooperação com a China na promoção da produção e distribuição justas de vacinas e na restauração de intercâmbios pessoais e comerciais.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.