Uma das maiores fabricantes de carro da China, a Great Wall Motors (GWM), confirmou a compra de uma fábrica da Mercedes em Iracemápolis, no interior de São Paulo, que havia sido desativada em dezembro de 2020.
De acordo com o blog de Marcelo Ninio no jornal O Globo, a compra foi finalizada há cerca de duas semanas e anunciada em um jornal interno da GWM no final de junho. O início das operações da empresa no Brasil, segue o projeto de internacionalização da empresa, que já começou a produzir na Rússia, Tailândia e em breve, estará na Índia também.
Segundo Ninio, a aquisição pode ser vista como “mais um movimento na troca de guarda em curso na economia mundial com o deslocamento do eixo EUA-Europa em direção à Ásia, empurrado principalmente pela ascensão da China”.
A GWM vendeu 1,1 milhão de carros globalmente e já anunciou a expectativa de chegar ao número de 4 milhões até 2025, sendo que 80% das vendas devem ser de veículos de “novas energias”, como os de baterias elétricas e os movidos a hidrogênio.
Sem Comentários ainda!