O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta terça-feira que a China e a Rússia encontraram o caminho certo para grandes países vizinhos conviverem bem, o que caracteriza a não aliança, o não confronto e não tem terceiros como alvo. Xi fez as declarações em sua reunião com o presidente russo, Vladimir Putin. O presidente chinês chegou a Kazan mais cedo no dia para a 16ª Cúpula do BRICS.
Observando que este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Rússia, Xi afirmou que, nos últimos anos, o relacionamento entre os dois países enfrentou desafios. Ambos os lados, mantendo o espírito de boa vizinhança e amizade duradouras, coordenação estratégica abrangente e cooperação mutuamente benéfica e ganha-ganha, aprofundaram e expandiram continuamente a coordenação estratégica abrangente e a cooperação prática em vários campos, de acordo com Xi.
Isso injetou um forte ímpeto no desenvolvimento, revitalização e modernização dos dois países e contribui significativamente para aumentar o bem-estar dos povos da China e da Rússia e para salvaguardar a equidade e a justiça internacionais, destacou Xi.
Observando que o mundo de hoje está enfrentando transformações importantes nunca vistas em um século, resultando em um cenário internacional turbulento e em rápida mudança, Xi expressou confiança de que a amizade profunda e duradoura entre a China e a Rússia não mudará, nem o seu senso de responsabilidade como grandes países para o mundo e para os povos.
Apesar dos desafios externos complexos e severos, a cooperação bilateral em áreas como o comércio continua a avançar e os projetos conjuntos em larga escala permanecem estáveis em operação, disse Xi, acrescentando que ambos os países devem promover ainda mais o alinhamento da Iniciativa Cinturão e Rota com a União Econômica Eurasiática para apoiar seus respectivos desenvolvimentos econômicos de alta qualidade.
Putin disse que, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre Rússia e China, os dois países se transformaram em parceiros de coordenação estratégicos abrangentes para a nova era, com os laços bilaterais mantendo um crescimento de alto nível e forjando um modelo para um novo tipo de relacionamento entre grandes países.
Graças aos esforços conjuntos de ambos os lados, a cooperação Rússia-China, baseada na igualdade, no respeito mútuo e no benefício mútuo, continua a avançar, de acordo com Putin, acrescentando que a Rússia está pronta para aprofundar ainda mais a cooperação e impulsionar o desenvolvimento e a revitalização de ambos os países.
Putin agradeceu à China por seu apoio durante a presidência russa do BRICS, destacando que a Rússia está pronta para cooperar estreitamente com a China para garantir o sucesso da primeira Cúpula do BRICS após sua expansão, gerando resultados positivos em uma maior cooperação do BRICS.
Sem Comentários ainda!