O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta segunda-feira que Pequim apoia os esforços da Rússia e de outras partes envolvidas para reduzir as tensões na Ucrânia. A declaração foi feita durante uma conversa telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin.
Xi destacou que, desde o agravamento do conflito, a China tem promovido diretrizes para uma solução política, incluindo os “quatro deveres”, e incentivado diálogos internacionais. Em setembro de 2023, ao lado do Brasil e de outras nações do Sul Global, o país lançou o Grupo de Amigos pela Paz para criar um ambiente propício às negociações.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, também reafirmou que Pequim mantém uma posição objetiva e continuará trabalhando com a comunidade internacional para facilitar um cessar-fogo e viabilizar uma solução diplomática. A declaração veio em resposta ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que expressou expectativas quanto ao apoio chinês para a restauração da paz e a reconstrução da Ucrânia.
Sem Comentários ainda!