O Alibaba anunciou nesta segunda-feira um investimento de mais de 380 bilhões de yuans (US$ 53 bilhões) na construção de infraestrutura de hardware para nuvem e inteligência artificial (IA) nos próximos três anos. Esse aporte supera todo o gasto da empresa nesses setores na última década e se torna o maior já feito por uma empresa privada chinesa nesse segmento.
O CEO do Alibaba, Eddie Wu, destacou que a demanda por IA cresceu além das previsões, demonstrando o enorme potencial do setor de tecnologia da China. A empresa pretende acelerar o desenvolvimento da infraestrutura para atender a esse crescimento e reforçar sua posição de liderança. No último trimestre, a receita do grupo aumentou 8%, atingindo 280,15 bilhões de yuans, impulsionada pelo desempenho da Alibaba Cloud, cuja receita cresceu 13% no período.
A divisão de nuvem do Alibaba registrou alta de três dígitos na receita de produtos relacionados à IA pelo sexto trimestre consecutivo. Com o lançamento de quatro gerações de seu modelo de base Qwen, o Alibaba reforça seu compromisso em expandir as aplicações de IA. Wu enfatizou que a estratégia da empresa seguirá focada em comércio eletrônico, computação em nuvem e IA, setores que impulsionarão seu crescimento sustentável na era da inteligência artificial.
Sem Comentários ainda!