O presidente da China, Xi Jinping, apresentou nesta sexta-feira uma proposta de cinco pontos para impulsionar uma globalização econômica inclusiva e construir uma comunidade Ásia-Pacífico mais unida. O discurso, intitulado “Construindo uma Economia Inclusiva e Aberta da Ásia-Pacífico para Todos”, foi feito durante a primeira sessão da 32ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC.
Xi destacou que, nas últimas três décadas, o fórum tem conduzido a região à liderança do desenvolvimento global, tornando a Ásia-Pacífico a parte mais dinâmica da economia mundial. Diante das atuais incertezas e desafios geopolíticos, ele defendeu que os membros da APEC mantenham a missão fundadora de promover o crescimento econômico e o bem-estar dos povos, reforçando a cooperação e a abertura.
As cinco medidas propostas por Xi incluem: preservar o sistema multilateral de comércio com a Organização Mundial do Comércio (OMC) no centro; promover um ambiente econômico aberto e integrado; garantir cadeias produtivas estáveis e conectadas; acelerar a transformação digital e verde do comércio; e estimular um desenvolvimento universalmente benéfico e inclusivo.
O líder chinês também ressaltou que a China seguirá comprometida com a abertura de alto padrão e com a promoção do desenvolvimento conjunto por meio da Iniciativa Cinturão e Rota. Xi afirmou ainda que as diretrizes recém-aprovadas para o 15º Plano Quinquenal do país criarão novas oportunidades de cooperação e crescimento sustentável para toda a região da Ásia-Pacífico.

Sem Comentários ainda!