O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira esforços para transformar o Museu do Palácio, em Beijing, em uma importante base de educação patriótica e em uma janela para o mundo compreender melhor a civilização e o povo chineses.
Xi, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações durante uma visita à exposição que marca o 100º aniversário da fundação do Museu do Palácio, inaugurado em 10 de outubro de 1925, quando a antiga Cidade Proibida foi aberta ao público pela primeira vez.
Intitulada “Um Século de Cuidado: Da Cidade Proibida ao Museu do Palácio”, a mostra reúne 200 peças e documentos históricos, incluindo caligrafias, pinturas, bronzes e artefatos de jade, que retratam a trajetória do museu ao longo de um século.
Durante a visita, Xi observou atentamente as relíquias, fez perguntas sobre sua preservação e elogiou o museu por seu papel como marco da civilização chinesa. Ele destacou que o Museu do Palácio deve manter suas tradições, proteger e restaurar o patrimônio cultural, sempre com o princípio de que “as relíquias pertencem ao povo e devem servir ao povo”.
Também acompanhou a visita Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Bureau Político do PCCh e da Secretaria do Comitê Central.

Sem Comentários ainda!