O satélite chinês para a observação hiperespectral da Terra entrou em uso depois de completar testes em órbita, anunciou o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, principal desenvolvedor do aparelho.
O Gaofen-5 02 foi lançado ao espaço em 7 de setembro de 2021. Os projetistas montaram sete cargas úteis nele, incluindo câmeras hiperespectrais infravermelhas de ondas curtas.
Os dispositivos a bordo monitorarão o ar, a água e a terra, fortalecendo os esforços chineses de proteção ambiental para combater a poluição e fornecer apoio para alcançar as metas de pico e neutralidade de carbono, destacou o ministério.
O satélite também pode oferecer dados de sensoriamento remoto hiperespectral de alta precisão para usuários de outros setores, como pesquisas de recursos minerais, estimativa de rendimento de culturas e pesquisa de mudanças climáticas.
Em comparação com os satélites convencionais de imagem óptica que apenas observam a forma e o tamanho de um objeto, os hiperespectrais são capazes de combinar espectros com imagens e detectar vários objetos terrestres e componentes específicos da atmosfera.
Sem Comentários ainda!