Robôs inspecionam instalações de energia em província montanhosa da China

Até agora, 13 equipamentos já foram implantados em dez locais na na cidade de Tongren

A Província de Guizhou, no sudoeste da China, começou a usar robôs para realizar inspeções de rotina em suas subestações de energia em áreas montanhosas remotas.

Até o momento, 13 robôs foram implantados em 10 subestações de energia na cidade de Tongren, onde podem realizar patrulhas de inspeção automática, de acordo com a filial de Guizhou da China Southern Power Grid.

“Uma vez por semana, eles podem patrulhar e verificar 3,8 mil pontos na estação sem intervenção humana, com uma taxa de precisão de 100%”, disse Zhou Jingyu, chefe da subestação de energia de Taiping, em Tongren.

Equipados com sensores de alta precisão e câmeras de alta definição, os robôs podem concluir uma patrulha de rotina em 50 minutos, em comparação com as 12 horas dos inspetores humanos, que precisam gastar mais 40 minutos viajando até a subestação, disse Zhou.

Situadas no acidentado planalto de Yunnan-Guizhou, as instalações de energia de Guizhou são suscetíveis a interrupções devido a condições climáticas extremas, exigindo, portanto, patrulhas e manutenção frequentes.

Com maior eficiência e confiabilidade, espera-se que os robôs de patrulha sejam aplicados em outras funções no setor de fornecimento de energia da província montanhosa, disse Zhou.

A China está usando cada vez mais tecnologias robóticas para solucionar a falta de técnicos em áreas montanhosas distantes. No ano passado, a província montanhosa de Yunnan disse que os drones haviam substituído os humanos na árdua inspeção dos 90 mil km de linhas de transmissão de energia.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.