Pesquisadores chineses avançam em hidrogéis impressos em 3D

Experimentos foram conduzidos pelo Instituto de Física Química de Lanzhou

Pesquisadores chineses avançaram na aplicação de hidrogéis de alto desempenho em dispositivos funcionais impressos em 3D, de acordo com o Instituto de Física Química de Lanzhou (LICP) da Academia Chinesa de Ciências.

A equipe de estudo do LICP adotou a estratégia de engenharia de ligação de hidrogênio biomimética em dispositivos de hidrogel super resistentes impressos em 3D, fornecendo material e tecnologia para o modelo de órgão simulado e instrumentos médicos biológicos.

Os hidrogéis projetados são amplamente utilizados em biomedicina, em robôs macios e em eletrônicos flexíveis, mas ainda representam desafios significativos para obter resistência e modelagem de forma simultânea.

Com dispositivos impressos em 3D desenvolvidos de forma independente, a equipe realizou a deformação controlada do hidrogel pela regulação da reticulação do material em escala molecular.

Utilizando hidrogéis de alto desempenho e técnica de impressão em 3D, a equipe desenvolveu vários dispositivos funcionais, como uma válvula tricúspide de hidrogel, stents e lentes de contato.

O estudo também fornece uma técnica de material para hidrogéis impressos em 3D em diversas áreas, incluindo monitoramento de saúde e robôs flexíveis. Os resultados do estudo foram publicados na revista Advanced Functional Materials.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.