Pesquisadores chineses avançaram na aplicação de hidrogéis de alto desempenho em dispositivos funcionais impressos em 3D, de acordo com o Instituto de Física Química de Lanzhou (LICP) da Academia Chinesa de Ciências.
A equipe de estudo do LICP adotou a estratégia de engenharia de ligação de hidrogênio biomimética em dispositivos de hidrogel super resistentes impressos em 3D, fornecendo material e tecnologia para o modelo de órgão simulado e instrumentos médicos biológicos.
Os hidrogéis projetados são amplamente utilizados em biomedicina, em robôs macios e em eletrônicos flexíveis, mas ainda representam desafios significativos para obter resistência e modelagem de forma simultânea.
Com dispositivos impressos em 3D desenvolvidos de forma independente, a equipe realizou a deformação controlada do hidrogel pela regulação da reticulação do material em escala molecular.
Utilizando hidrogéis de alto desempenho e técnica de impressão em 3D, a equipe desenvolveu vários dispositivos funcionais, como uma válvula tricúspide de hidrogel, stents e lentes de contato.
O estudo também fornece uma técnica de material para hidrogéis impressos em 3D em diversas áreas, incluindo monitoramento de saúde e robôs flexíveis. Os resultados do estudo foram publicados na revista Advanced Functional Materials.
Sem Comentários ainda!