Pequim 2022: 76ª AGNU adota Resolução de Trégua Olímpica

Texto pede “esforços para usar o esporte como ferramenta para promover a paz”

A 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova York, adotou a Resolução da Trégua Olímpica para os Jogos Olímpicos de Pequim, em um consenso dos 173 Estados Membros. Elaborado pela China e pelo Comitê Olímpico Internacional, o documento foi intitulado de “Construindo um mundo pacífico e melhor por meio do esporte e do ideal olímpico”.

De acordo com o jornal Diário do Povo Online, a resolução pede uma trégua sete dias antes do início dos jogos, em 4 de fevereiro de 2022, e sete dias após o fim dos Jogos Paraolímpicos.

O texto “apela à cooperação de todos os Estados-Membros com o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paraolímpico Internacional em seus esforços para usar o esporte como ferramenta para promover a paz, o diálogo e a reconciliação em áreas de conflito durante e após o período das Olimpíadas e Paraolimpíadas”.

O presidente do COI, Thomas Bach, ainda afirmou: “Este é um grande reconhecimento à missão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de reunir os melhores atletas do mundo em uma competição pacífica, acima de qualquer disputa política”.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.