A Ebro-EV Motors da Espanha e a Chery Automobile da China comemoraram o início da produção de veículos em sua joint venture, a Ebro Factory, localizada na Zona Franca de Barcelona.
Ao discursar na cerimônia, o ministro da Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu, elogiou a parceria como um modelo para futuras joint ventures entre empresas chinesas e espanholas. A primeira produção da fábrica inclui o SUV s700, com o SUV s800 a ser lançado nas próximas semanas. Ambos os modelos de médio porte contarão com motores elétrico e a combustão, coincidindo com o 70º aniversário da histórica marca espanhola renascida.
“Graças à cooperação entre instituições, sindicatos, investidores e a Chery, estamos dando vida a uma nova geração de veículos que misturam legado histórico com inovação”, disse Rafael Ruiz, presidente da EV Motors, empresa controladora da Ebro.
O presidente da Chery, Yin Tongyue, destacou a importância cultural e histórica da marca Ebro na Espanha, dizendo que “a Chery e a Ebro se unem para reunir os pontos fortes de ambas as empresas e se comprometeram a transformar a marca Ebro na principal marca nacional de automóveis da Espanha”.
Os dois lados “têm como objetivo alcançar o desenvolvimento sustentável por meio do desenvolvimento conjunto e da promoção de novas tecnologias de energia verde”, acrescentou Yin.
Com a parceria, a Chery se torna a primeira montadora chinesa a produzir veículos na Europa. A joint venture, que reaproveita uma antiga fábrica da Nissan que fechou em 2021, deve criar 1,2 nil empregos e produzir 150 mil veículos em 2029.
Os veículos serão distribuídos em toda a Espanha por meio de uma rede crescente, com mais de 45 pontos de venda confirmados e 30 deles operacionais até o final do ano.
Sem Comentários ainda!