A China anunciou planos ambiciosos para atingir uma taxa de penetração de usuários 5G superior a 85% até o final de 2027, em um esforço para expandir as aplicações em larga escala dessa tecnologia e impulsionar sua economia digital.
Segundo um plano de ação divulgado por diversos departamentos governamentais, o país terá 38 estações de base 5G para cada 10 mil habitantes até 2027. O 5G representará 75% do tráfego de internet móvel, e o número de dispositivos da Internet das Coisas conectados por essa tecnologia ultrapassará 100 milhões.
Além disso, 45% das empresas industriais de grande e médio porte deverão adotar tecnologias 5G no mesmo período. O objetivo é integrar inovação digital aos setores produtivos, acelerar a modernização da infraestrutura de comunicação e fortalecer o crescimento econômico e social de alta qualidade.
Atualmente, a China já lidera o mercado global de 5G. Até setembro de 2024, o país contava com cerca de 4,09 milhões de estações de base 5G e 981 milhões de assinantes dessa tecnologia, representando uma taxa de penetração de aproximadamente 70% em uma população de 1,4 bilhão de pessoas, de acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.
Com o plano, o governo pretende não apenas popularizar o 5G, mas também promover a industrialização inteligente, desenvolver tecnologias de informação de nova geração e consolidar sua posição como líder mundial em inovação tecnológica.
Sem Comentários ainda!