A empresa chinesa Huagong Technology lançou em Wuhan o Hg LaserWeeder, robô inteligente capaz de eliminar ervas daninhas com laser, 24 horas por dia, sete dias por semana. Considerado o primeiro do tipo na China, o equipamento foi desenvolvido com apoio de inteligência artificial e pode substituir o uso de herbicidas químicos, responsáveis por graves danos ao solo e à água.
Segundo a empresa, o robô possui um sistema de visão que reconhece milhares de tipos de culturas e plantas invasoras, ajustando automaticamente a intensidade do laser para proteger as lavouras. Em sua versão avançada, o LaserWeeder conta com até 32 cabeças de laser, alcançando a marca de 320 mil ervas daninhas eliminadas por hora, de 4 a 8 vezes mais eficiente do que métodos tradicionais.
Com um tempo de resposta inferior a cinco milissegundos entre a identificação da planta e o disparo do laser, o robô alcança taxa de acerto superior a 95% e já foi testado com sucesso nas províncias de Yunnan e Heilongjiang. As pré-encomendas internacionais foram abertas, e a produção em massa está prevista para 2026.
Para Ma Xinqiang, presidente da Huagong, o avanço representa o compromisso da empresa com a inovação e o crescimento sustentável, ao mesmo tempo em que fortalece uma agricultura mais limpa e de alta tecnologia.
Sem Comentários ainda!