Modelo de inteligência artificial avalia políticas públicas contra Covid-19

Estudo usou dados de 145 países a partir do primeiro semestre de 2020

Pesquisadores chineses descobriram que políticas de intervenção precoces e rigorosas podem conter de forma mais eficaz a disseminação da Covid-19.

Uma equipe liderada pelo renomado epidemiologista chinês Zhong Nanshan e o Jarvis Lab, uma instalação médica de IA sob a gigante tecnológica chinesa Tencent, usaram dados políticos de 145 países a partir do primeiro semestre de 2020. Com os dados, eles construíram um modelo para avaliar o que teria acontecido se as políticas de intervenção não tivessem sido implementadas.

O resultado mostra que todas as intervenções diminuem significativamente a taxa de retransmissão (Rt) após sua implementação. O  fechamento de escolas e locais de trabalho e o cancelamento de eventos públicos demonstraram o efeito mais forte.

Os pesquisadores observaram que políticas de intervenção mais longas e rigorosas são mais eficazes no estágio inicial do surto. Houve mais casos infectados quando as políticas de intervenção foram implementadas em estágios médios e tardios.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.