O BYD Shenzhen, maior navio cargueiro do mundo para transporte de automóveis, zarpou rumo ao Brasil carregando mais de 7 mil veículos da montadora chinesa BYD. A embarcação, que partiu da área portuária de Taicang, no Porto de Suzhou, deve chegar ao Porto de Itajaí, em Santa Catarina, cruzando os oceanos Índico e Atlântico via Estreito de Malaca.
Com 219 metros de comprimento e capacidade para 9.200 veículos, o navio é movido a gás natural liquefeito (GNL) e cumpre os padrões ambientais mais recentes da Organização Marítima Internacional. Segundo a BYD, o carregamento — concluído em cerca de dois dias — é o maior já feito em uma única operação para exportação de veículos chineses.
O BYD Shenzhen é o quarto navio ro-ro (roll-on/roll-off) da frota da empresa, que vem investindo pesado em logística própria para expandir suas exportações. Desde o início do ano, 75 navios partiram do terminal de Taicang levando automóveis para 14 países.
“O BYD Shenzhen não é apenas um navio, mas uma ponte que conecta a inovação chinesa ao mercado global”, afirmou Wang Junbao, gerente de assuntos públicos da empresa.
Em 2024, a BYD vendeu 417,2 mil veículos no exterior — 76,7 mil deles no Brasil, onde registrou crescimento anual de 328%. A empresa já havia enviado, em fevereiro, mais de 5 mil carros ao Porto de Portocel, no Espírito Santo.
Especialistas apontam que a expansão da frota própria marca uma nova fase para a indústria automotiva chinesa, fortalecendo a posição do país no comércio global de veículos elétricos.
Sem Comentários ainda!