O vice-presidente do Grupo de Comunicações Internacionais da China (CICG, na sigla em inglês), Lu Cairong, anunciou oficialmente em 15 de junho o estabelecimento do Centro de Cooperação Editorial Internacional no quadro do mecanismo de colaboração para a publicação internacional de livros com temas chineses (doravante referido como “mecanismo de colaboração”) na 29ª Feira Internacional do Livro de Beijing (BIBF, na sigla em inglês), inaugurada no mesmo dia. Lu Cairong e Liu Dawei, vice-presidentes do CICG, juntamente com representantes do setor editorial da China e do exterior, inauguraram o Centro.
Lu disse, na cerimônia de inauguração, que o estabelecimento do Centro tem como objetivo desempenhar melhor o papel do mecanismo de colaboração, a fim de contar bem as histórias sobre os aspectos civilizacionais da nação chinesa na modernidade e sobre o intercâmbio e a aprendizagem mútua entre as civilizações. Lu também falou da necessidade de fortalecer a difusão e influência da civilização chinesa através da cooperação editorial internacional, e acredita que a criação do Centro dará um forte impulso para que tal mecanismo se torne a passos estáveis uma organização voltada à estreita cooperação internacional e um think tank dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento no campo da publicação internacional.
A gestão do Centro compete ao Secretariado do Mecanismo de Colaboração – Edições em Línguas Estrangeiras, que trabalha como entidade executiva para intensificar a comunicação e a coordenação com os parceiros chineses e estrangeiros, de modo a injetar um novo ímpeto de um maior desenvolvimento ao mecanismo de colaboração. Todas as partes do mecanismo serão bem-vindas a colaborar com o Centro recém-inaugurado em termos de enriquecimento e inovação de conteúdos de cooperação e do reforço do intercâmbio, maximizando conjuntamente a sua eficácia.
Na mesma ocasião, Hu Kaimin, chefe do Secretariado do Mecanismo de Colaboração e presidente da Edições em Línguas Estrangeiras, apresentou as funções, áreas de pesquisa e objetivos de desenvolvimento do novo Centro.
Informa-se que o Centro realizará, em conjunto, pesquisas sobre questões importantes de publicação internacional, e edição e publicação de relatórios da indústria de publicação e guias de cooperação do setor, em busca de um compartilhamento aprofundado de informações sobre a publicação internacional. O Centro trabalhará para atrair talentos do exterior e construir uma rede de recursos humanos, e explorará a construção de uma plataforma de pesquisa e intercâmbio em cooperação internacional. O Centro organizará o planejamento e a seleção de tópicos de livros com temas chineses no exterior e a seleção de programas de publicação de marketing local, além de fornecer apoio financeiro específico, promovendo a implementação efetiva da cooperação editorial sino-estrangeira. Além disso, serão realizadas pesquisas especiais em temas como demanda, canais de distribuição e influência de livros com temas chineses no exterior, bem como publicação digital, tradução, etc.
O presidente do Grupo de Publicação Shanghai Century, Kan Ninghui e o presidente da Editora Fan Noli da Albânia, Rexhep Hida, proferiram intervenções parabenizando a inauguração do Centro de Cooperação Editorial Internacional. A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes procedentes do CICG e de suas filiais, assim como parceiros chineses e estrangeiros do mecanismo de colaboração.
Fonte: Editora de Línguas Estrangeiras Cia. Ltda.
Sem Comentários ainda!