Estudantes da UFRJ terão acesso a cursos oferecidos pela Huawei

Iniciativa faz parte de acordo assinado entre gigante de tecnologia chinesa com o MEC

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dará inicio a uma parceria com a gigante chinesa do setor de energia Huawei neste ano. De acordo com a Agência Brasil, os estudantes da instituição terão acesso a cursos sobre computação em nuvem, inteligência artificial e 5G, com certificação reconhecida pela indústria.

A iniciativa faz parte de um acordo assinado pela Huawei e o Ministério da Educação em 2023, que prevê o desenvolvimento de talentos de forma gratuita para as redes de educação federal, estadual, distrital e municipal.

“O Brasil é um dos países que mais tem uma população conectada, acompanhando a internet, um dos que mais escuta podcasts e que mais utiliza as redes, mas quando se considera a qualidade da internet, estamos entre os piores do mundo. Então, a gente precisa fazer uma modificação nesse processo, melhorando e modernizando a infraestrutura de rede que tem no Brasil e todo tipo de ajuda é boa”, afirmou a superintendente de Tecnologia de Informação da UFRJ, Ana Maria Ribeiro, á publicação.

Os conteúdos da Huawei são disponibilizados em uma plataforma própria, lançada em 2013, chamada ICT Academy. O programa global trabalha com governos, universidades e empresas, oferecendo cursos, certificação de talentos e a oferta de empregos. No Brasil, a iniciativa está integrada à MECPlace, plataforma criada pelo governo federal em 2022 com o objetivo de reduzir a evasão escolar durante a pandemia.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.