O editor-chefe da revista China Hoje no Brasil, Evandro Menezes de Carvalho, recebeu o título honorário de “Top 10 Trabalhadores Estrangeiros em 2023”. A homenagem é concedida pelo Bureau de Línguas Estrangeiras e Cultura da China, pertencente ao Grupo de Comunicação Internacional da China (CICG).
Um dos responsáveis por trazer a revista China Hoje para o Brasil, Carvalho ocupa o cargo desde 2015. “Tem sido uma experiência que me aproxima dos temas chineses em diversas áreas, ampliando não só o meu conhecimento, mas de todos os leitores e leitoras da revista”, disse ele, após o evento de entrega do título, em Pequim.
“A equipe brasileira é composta de um time muito atuante e afinado com o time na China. A prova de que a relação sino-brasileira tem muita sintonia”, complementou Carvalho, que também é professor de direito internacional e coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio e da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, ele ainda ocupa o posto de visitante sênior na Universidade de Pequim.
Na mesma semana, Carvalho recebeu o título de membro honorário da Associação Alumni da Escola de Direito da Universidade da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS-Law School). O grupo promove uma rede de conexão entre a universidade e seus graduados.

Único estrangeiro no evento, Carvalho foi convidado pelo diretor e professor Mo Jihong. A história entre o brasileiro e a CASS-Law School é longa. Ele participou de um período de pesquisa no local em 2018, como parte do “Programa de Visitas para Jovens Sinólogos”.
No ano seguinte, foi palestrante em um evento sobre Direito do BRICS juntamente com o diretor da Escola de Direito da FGV. Carvalho ainda foi convidado do evento “Modernization and the Rule of Law: Chinese Practices and International Experiences” (Modernização e Estado de Direito: Práticas Chinesas e Experiências Internacionais), em 2023, ao lado de professores da Universidade de Pequim, Yale Law School, Universidade de Cambridge, entre outros.
“Fazer parte de uma associação como essa é fazer parte de uma rede de amigos. Ser um membro honorário, e único estrangeiro na ocasião, me deixou muito emocionado”, descreveu Carvalho sobre a experiência.
Sem Comentários ainda!