Cineastas que estão participando do 22º Festival Internacional de Cinema de Xangai (SIFF, na sigla em inglês) mostraram confiança no futuro do mercado de filmes da China, afirmando que a sua era dourada acabou de começar, mesmo com os sinais de declínio do mercado de filmes.
Entre os meses de janeiro e maio, tanto a taxa de crescimento anual da bilheteria chinesa, quanto o número de audiência registraram queda, segundo o Cat’s Eye, plataforma líder de bilhetes da China. Apenas seis filmes tiveram receita superior a 1 bilhão de yuans nesses primeiros cinco meses do ano, incluindo tanto filmes chineses como Wandering Earth e Crazy Alien, quanto blockbusters hollywoodianos como Avengers: Endgame e Captain Marvel.
“O mercado de filmes da China situa-se num período de desenvolvimento rápido. A internet e novas tecnologias trouxeram novas oportunidades para a indústria,” disse Ye Ning, vice-presidente da Huayi Brothers Media Corp. “Assistir a filmes é uma atividade social importante na China e toda a indústria se mantém estimulada a crescer pela forte demanda,” acrescentou.
Ellen Eliasoph, presidente da Weixiu Entertainment Group Asia, concorda com essa opinião, tendo dito que a indústria de filmes da China está passando por uma mudança qualitativa. “Os filmes de Hollywood não são suficientes para a audiência chinesa, eles também incluem filmes indianos e japoneses, bem como filmes de arte, dando enormes oportunidades para cineastas”, disse.
Em 2017, o filme indiano Let’s Wrestle, Dad foi introduzido à China continental, arrecadando mais de 1 bilhão de yuans. Siddharth Roy Kapur, produtor do filme, afirmou ter ficado chocado com o mercado de filmes da China.
O festival acontecerá até segunda-feira (24) e está trazendo atividades como uma semana de filme e exposições relacionadas à indústria de filme da China. Fundado em 1993, o SIFF é um evento competitivo global movido pelos esforços de Xangai para se tornar um centro cultural internacional.
Sem Comentários ainda!