A China aumentou a sua capacidade de geração de energia solar em 2023 para um número inédito em todo o mundo. No último ano, o país asiático ganhou 216,9 gigawatts de energia solar, ultrapassando o seu próprio recorde de 87,4 gigawatts em 2022, de acordo com um comunicado divulgado pela Administração Nacional de Energia (NEA, na sigla em inglês).
O crescimento de 2023 representa um número maior do que toda a capacidade de geração dos Estados Unidos, que possui o segundo maior mercado solar do mundo, segundo estimativas da BloombergNEF. O país norte-americano acumula a capacidade de 175,2 gigawatts atualmente.
Os dados ainda possuem uma discrepância pelo modelo de medição. A NEA analisa a capacidade em corrente alternada, enquanto a BloombergNEF utiliza corrente contínua. Isso indica que a diferença entre os dois países é ainda maior, de acordo com a Bloomberg.
A China contribuiu com mais de 50% da capacidade instalada de energia renovável adicionada no mundo em 2023, segundo a Administração Nacional de Energia. Os produtos de energia eólica e fotovoltaica foram exportados para mais de 200 países e regiões. No último ano, o país asiático ainda viu a sua capacidade de energia renovável ultrapassar a térmica pela primeira vez, constituindo mais da metade da capacidade instalada de geração de energia do país, de acordo com dados oficiais.
Sem Comentários ainda!