A China prometeu adotar contramedidas firmes caso os Estados Unidos avancem com a ameaça de impor uma tarifa adicional de 50% sobre as importações chinesas. “Se os Estados Unidos insistirem em travar guerras tarifárias e comerciais, a China certamente lutará até o fim”, declarou nesta terça-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian.
A resposta veio após novas ameaças tarifárias de Washington, que Pequim classificou como “chantagem” e “intimidação unilateral”. Segundo Lin, a imposição indiscriminada de tarifas infringe as regras da Organização Mundial do Comércio, prejudica a ordem econômica global e viola os direitos legítimos de outros países.
Em nota separada, o Ministério do Comércio chinês reforçou que as chamadas “tarifas recíprocas” dos EUA são infundadas e que o protecionismo não é o caminho. “A China nunca aceitará ameaças e tomará as medidas necessárias para proteger sua soberania e interesses de desenvolvimento”, afirmou o porta-voz da pasta.
Pequim também reiterou seu compromisso com um comércio global justo, destacando que não busca conflitos, mas não recuará diante de pressões externas.
Sem Comentários ainda!