China lança sequenciamento genético inédito de planta do chá

Descoberta representa grande passo para reprodução assistida de espécies

 Um grupo de pesquisadores chineses concluiu primeiro sequenciamento pangenoma de 22 plantas de chá, facilitando a reprodução genômica das espécies, de acordo com o Science and Technology Daily.

 O chá é uma das culturas mais antigas do mundo e é plantando para produzir uma variedade de bebidas aromatizadas. Apesar dos avanços nas tecnologias de sequenciamento, os mecanismos genéticos ligados às principais características agronômicas do chá permanecem obscuros.

 Pesquisadores do Instituto de Genômica Agrícola de Shenzhen, da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e de outras instituições selecionaram 22 cultivares que representam a ampla diversidade genética da planta do chá para o sequenciamento do pangenoma e criaram um mapa pangenoma completo.

A pesquisa, que foi publicada na revista Nature Plants, descobriu fortes correlações entre variantes químicas relacionadas ao sabor. O estudo também encontrou vários genes-chave relacionados a características agronômicas, como cor das folhas e aroma do chá.

Essas descobertas aprofundam a compreensão da base genética da qualidade do chá e fornecem recursos genômicos valiosos para facilitar sua reprodução assistida, de acordo com o estudo.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.