China inicia produção no projeto de petróleo no Brasil

Campo operado com participação da CNOOC impulsionará produção no pré-sal com foco em tecnologia e baixo carbono

A estatal chinesa CNOOC anunciou nesta segunda-feira (27) o início da produção no projeto Mero4, no pré-sal da Bacia de Santos, no Brasil. A subsidiária CNOOC Petroleum Brasil detém 9,65% de participação no campo, operado em parceria com outras petroleiras globais.

Localizado a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro e em profundidades entre 1.800 e 2.100 metros, o campo de Mero adota o modelo tradicional de unidade flutuante de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO), com poços equipados com tecnologia de completação inteligente para maximizar a produção.

A FPSO do projeto Mero4 é uma das maiores do mundo e deve atingir a capacidade de processar 180 mil barris de petróleo por dia, 12 milhões de metros cúbicos de gás natural e 250 mil metros cúbicos de água. A unidade foi concluída na China em dezembro de 2024 e chegou à área marítima brasileira em março deste ano.

Além do foco em produtividade, o projeto também incorpora práticas sustentáveis, promovendo simultaneamente a produção e a redução de emissões. A expectativa é que o campo atinja 770 mil barris por dia com a operação plena de Mero4, fortalecendo ainda mais os laços energéticos entre China e Brasil.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.