China entrega Prêmio da Amizade de 2023 para especialistas estrangeiros

Em Pequim, editor-chefe da revista China Hoje foi um dos 50 homenageados desta edição

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, entregou o Prêmio de Amizade do Governo Chinês de 2023 para especialistas estrangeiros que estão trabalhando no país antes do Ano Novo Lunar. Durante a cerimônia realizada em Pequim, no domingo, Li enfatizou que o desenvolvimento da China é aberto e o país acolhe calorosamente talentos de todo o mundo.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, 50 especialistas de países como Suíça, Brasil, Tailândia e Alemanha, foram homenageados com o Prêmio da Amizade nesta edição. A premiação reconhece as pessoas de diversas áreas que têm contribuído de forma excepcional para a reforma e o desenvolvimento da China.

Entre o homenageados, estava Evandro Menezes de Carvalho, editor-chefe da revista China Hoje, professor de direito internacional e coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio e da Universidade Federal Fluminense.

“No ano em que Brasil e China celebram os 50 anos de relações diplomáticas, receber este prêmio coroa uma trajetória intensa que abrange um ano e meio como senior scholar da Universidade de Finanças e Economia de Xangai, um ano e meio como senior foreign expert do Centro BRICS da Universidade Fudan, dois anos como professor convidado do MBA da Universidade de Xangai, agora como senior visiting da Escola de Governo da Universidade de Pequim”, descreveu Carvalho.

Desde 1991, os vencedores do Prêmio da Amizade são selecionados pela Administração Estatal de Assuntos de Especialistas Estrangeiros (SAFEA, na sigla em inglês). O órgão é responsável por supervisionar questões relacionadas à atração, gestão e serviços para especialistas estrangeiros que trabalham na China.

A SAFEA desempenha um papel importante na facilitação de intercâmbios acadêmicos, científicos e culturais entre a China e o resto do mundo, além de promover a cooperação internacional em diversas áreas. O evento também contou com a participação do ministro das relações exteriores, Wang Yi, da conselheira de Estado, Shen Yiqin, entre outras autoridades.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.