Engenheiros chineses estão trabalhando em um sistema de paraquedas para recuperar impulsionadores e carenagens de foguetes durante os lançamentos. Desenvolvido pela Academia de Tecnologia Espacial da China, o sistema será usado para ajudar a tornar a recuperação de peças de foguetes reutilizáveis mais precisa e controlável.
De acordo com a equipe de pesquisa, o sistema, que usa a tecnologia de controle de deslizar, pode estreitar o alcance de pouso para uma área menor do que o alcance usual de 30 a 90 quilômetros. Juntamente com a tecnologia de amortecimento de pouso, permitirá que os impulsionadores e carenagens permaneçam intactos após o pouso no chão.
Os principais locais de lançamento da China são no interior, o que significa que evitar que partes de foguetes pousem imprevisivelmente, especialmente nas áreas com atividade humana, tornou-se uma tarefa chave e urgente para os cientistas.
Teng Haishan, engenheiro-chefe adjunto do projeto, disse que o sistema de recuperação também pode ajudar a reduzir o preço dos lançamentos de foguetes, fornecendo serviços mais econômicos. “Nos últimos dois anos, a China realizou lançamentos de foguetes transportadores por mais de 50 vezes por ano. Uma vez que esse sistema de recuperação entrar em vigor, mais de 1 bilhão de yuans (US$ 145 milhões) em custos de lançamento podem ser economizados a cada ano”, observou Teng.
O sistema de paraquedas foi revelado em uma recente competição nacional de inovação. De acordo com seus criadores, ela está atualmente em fase final de desenvolvimento.
Sem Comentários ainda!