A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou nesta segunda-feira a descoberta de um novo campo petrolífero de grande porte no leste do Mar do Sul da China, com reservas comprovadas superiores a 100 milhões de toneladas.
Localizado a cerca de 170 quilômetros de Shenzhen, na Província de Guangdong, o campo Huizhou 19-6 é o primeiro campo petrolífero clástico integrado em larga escala do país descoberto em camadas profundas a ultraprofundas. Segundo a empresa, a perfuração de teste revelou uma produção diária de 413 barris de petróleo bruto e 68 mil metros cúbicos de gás natural.
A exploração em camadas profundas impõe desafios técnicos como altas temperaturas, alta pressão e baixa permeabilidade dos reservatórios clásticos. Apesar disso, 60% das reservas recém-descobertas no mundo vêm dessas camadas, destacou Peng Guangrong, geólogo da filial de Shenzhen da CNOOC.
De acordo com o CEO da companhia, Zhou Xinhuai, esta é a segunda descoberta consecutiva com reservas acima de 100 milhões de toneladas na região, consolidando o potencial de crescimento da produção offshore da China.
Sem Comentários ainda!