China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida

Projeto da Academia Chinesa de Ciências contará com mais de 100 equipamentos ao redor do Polo Sul

A China está planejando instalar um novo conjunto de telescópios ao redor do Polo Sul. O novo projeto, chamado de Matriz de Observação Astronômica do Domínio do Tempo TianMu da Antártida, será feito com 100 telescópios de pequeno diâmetro em um grande campo na região antártica.

Os telescópios realizarão observações contínuas durante a noite polar, de acordo com projetistas do Observatório Astronômico de Xangai (SHAO), da Academia Chinesa de Ciências. Um protótipo foi transportado para a Estação Zhongshan, durante a 39ª expedição científica do país. Dois quebra-gelos chineses iniciaram a expedição no final de outubro de 2022 e viajaram mais de 60 mil milhas náuticas durante 163 dias.

Desde 20 de fevereiro, o protótipo completou observações sem problemas por 248 dias consecutivos. A análise preliminar mostrou a viabilidade do projeto, disse Zhou Dan, engenheira-chefe do protótipo, que representa o primeiro equipamento de observação astronômica da China na Antártida baseado na tecnologia de dispositivo acoplado de carga (CCD), que permite que o telescópio rastreie objetos celestes sem um mecanismo de acionamento, de acordo com Zhou.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.