As chamadas “tarifas recíprocas” impostas pelos Estados Unidos não só violam regras internacionais como prejudicam os próprios interesses do país e comprometem a estabilidade econômica global, afirmou o governo chinês em um livro branco divulgado nesta quarta-feira.
Publicado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado da China, o documento intitulado “Posição da China sobre Algumas Questões Relacionadas às Relações Econômicas e Comerciais China-EUA” acusa Washington de adotar barreiras comerciais unilaterais sob pretextos como “segurança nacional” e “proteção industrial”, prática considerada uma grave infração das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O texto adverte que essas tarifas podem intensificar a inflação, enfraquecer a base industrial americana, causar instabilidade nos mercados financeiros e aumentar o risco de recessão nos EUA. Segundo o governo chinês, ao optar pelo protecionismo, os Estados Unidos “se tornarão vítimas de seus próprios feitos ruins”.
O livro branco ressalta que o histórico do comércio global mostra que o protecionismo não fortalece economias domésticas, mas sim provoca prejuízos ao comércio internacional, investimentos e crescimento global — com potencial de gerar uma crise econômica e financeira com consequências graves para todos os países.
Sem Comentários ainda!