Chang’e-6 da China pousa no lado oculto da Lua

Tecnologia coletará amostras do terreno pela primeira vez na história da humanidade

A sonda chinesa Chang’e-6 pousou no lado oculto da Lua na manhã de domingo e coletará amostras do terreno pela primeira vez na história da humanidade, anunciou a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

Apoiada pelo satélite de retransmissão Queqiao-2, a combinação do módulo de aterrissagem e ascensor da sonda Chang’e-6 pousou com sucesso na área de pouso designada às 6h23 (horário de Pequim) na Bacia do Polo Sul-Aitken (SPA).

A Chang’e-6 consiste em um orbitador, um módulo de retorno, um módulo de aterrissagem e um ascensor. Desde seu lançamento em 3 de maio deste ano, a sonda passou por vários estágios, como transferência Terra-Lua, frenagem próxima à Lua, orbitação lunar e descida para o pouso. A combinação do módulo de aterrissagem e ascensor se separou da combinação de módulos de orbitador e retorno em 30 de maio, disse a CNSA.

O local de pouso fica em uma cratera de impacto conhecida como Bacia Apollo, localizada dentro da Bacia do SPA. A escolha foi feita pelo valor potencial de exploração científica da Bacia Apollo, bem como pelas condições da área de pouso, incluindo as condições de comunicação e telemetria e a planicidade do terreno, disse Huang Hao, especialista espacial da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC).

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.