Brasil busca ampliar parceria com a China na Iniciativa Cinturão e Rota

Acordo fortalece infraestrutura, comércio e inovação, impulsionando a modernização econômica brasileira

A Iniciativa Cinturão e Rota (ICR) da China complementa as estratégias de desenvolvimento do Brasil em áreas como infraestrutura, comércio, energia sustentável e inovação tecnológica, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, em entrevista à agência de notícias chinesa Xinhua. O alinhamento entre a ICR e programas brasileiros, como o PAC e o Plano Nova Indústria Brasil, visa modernizar os dois países e fortalecer a interconectividade regional.

Na infraestrutura, o Brasil busca investimentos para portos e ferrovias, como o corredor logístico que conectará o agronegócio brasileiro ao Porto de Chancay, no Peru, financiado por empresas chinesas. Já no comércio, o crescimento da economia chinesa abre novas oportunidades para exportadores brasileiros, com destaque para o café, setor que se beneficiará de um acordo da ApexBrasil com a Luckin Coffee.

Além disso, o Brasil pretende modernizar sua indústria e reduzir a dependência da exportação de commodities. Segundo Viana, a experiência chinesa em inovação e tecnologia pode ser estratégica para essa transformação, impulsionando setores como fintechs, comércio eletrônico e economia verde.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.