Os adorados pandas gigantes Ri Ri e Shin Shin deixaram o Zoológico de Ueno, em Tóquio, nas primeiras horas de domingo para voltar ao seu país natal, a China, devido a problemas de saúde relacionados à idade.
Apesar da madrugada, os entusiastas dos pandas se reuniram fora do zoológico para se despedir deles, com muitos chorando. Os dois pandas estavam programados para voar do Aeroporto de Narita para a China, onde serão alojados no Centro de Conservação e Pesquisa da China para o Panda Gigante.
Nos dias que antecederam sua partida, o Zoológico de Ueno viu um fluxo maior de visitantes. No sábado, o último dia de exibição pública do casal de pandas, mais de 2 mil fãs fizeram fila antes da abertura para se despedir.
Panda gigante Ri Ri, um macho, e a panda gigante Shin Shin, ambos da província de Sichuan, sudoeste da China, chegaram ao Zoológico de Ueno em 2011 sob contrato de arrendamento. Eles deram à luz o famoso panda gigante Xiang Xiang em 2017, que foi devolvido à China no ano passado, além dos filhotes gêmeos Xiao Xiao e Lei Lei em 2021.
De acordo com o Zoológico de Ueno, ambos os pandas, agora com 19 anos, desenvolveram problemas de saúde, como pressão alta, por causa da idade avançada. Especialistas japoneses e chineses mantiveram comunicação próxima e conduziram consultas conjuntas para fornecer tratamentos médicos apropriados. Após discussões entre o Governo Metropolitano de Tóquio e a Associação de Conservação da Vida Selvagem da China, foi decidido que eles deveriam ser enviados de volta à China para melhores cuidados e tratamento.
Sem Comentários ainda!