Xi pede abertura para desenvolver universidades de classe mundial da China

Presidente conversou com alunos e docentes em uma visita à Universidade Renmin da China

Créditos: Xinhua/Xie Huanchi

O presidente Xi Jinping pediu, nesta segunda-feira, a abertura de um novo caminho para construir universidades de classe mundial com características chinesas.

Xi, também secretário do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações durante uma visita à Universidade Renmin da China, em Pequim.

O presidente enfatizou a importância de seguir a liderança do Partido e transmitir as tradições revolucionárias na administração universitária. Ele também disse que as universidades da China devem estar profundamente enraizadas e evitar simplesmente copiar padrões e modelos estrangeiros.

A visita ocorreu antes do Dia da Juventude da China, que cai em 4 de maio todos os anos. Em nome do Comitê Central do PCCh, Xi estendeu saudações festivas aos jovens de todos os grupos étnicos no país inteiro.

Créditos: Xinhua/Yan Yan

A história da Universidade Renmin da China remonta à Escola Pública de Shanbei, fundada em 1937. A universidade cresceu ao longo das décadas, com foco em ciências humanas e sociais, bem como estudos marxistas. Durante sua visita, Xi primeiro foi a uma sala de aula inteligente para cursos ideológico-políticos. Ele sentou-se com os alunos, ouvindo atentamente e participando de suas discussões.

Salientando que as classes político-ideológicas devem desempenhar seu devido papel na promoção da moralidade, Xi exortou que essa educação seja adaptada às necessidades dos jovens em diferentes estágios de desenvolvimento.

Mais tarde, Xi sentou-se com representantes de professores e alunos em um simpósio. As faculdades não devem apenas dominar suas disciplinas, mas também nutrir sua virtude. Elas devem se tornar verdadeiros tutores para seus alunos e modelos para a sociedade e o público, segundo o presidente. Ele pediu que os jovens sigam o chamado do Partido e se transformem em uma geração capaz de assumir a missão de revitalização nacional.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.