Taikonauta Chen Dong estabelece recorde chinês de permanência mais longa no espaço

Astronauta completou mais de 200 dias em órbita
Xinhua/Guo Zhongzheng

Chen Dong estabeleceu um novo recorde com o maior número acumulado de dias vivendo e trabalhando no espaço para um taikonauta chinês. A Agência Espacial Tripulada da China disse, na terça-feira, que o viajante espacial, que já viajou duas vezes ao espaço e está a bordo da estação espacial chinesa Tiangong, em órbita, se tornou o primeiro chinês a permanecer em órbita por mais de 200 dias.

Juntamente a dois outros taikonautas, Liu Yang e Cai Xuzhe, Chen foi enviado para o módulo central Tianhe da estação espacial a bordo da nave espacial Shenzhou-14 em 5 de junho para uma estadia de seis meses.

A tripulação já está há mais de 170 dias em órbita. Esta é a segunda vez que Chen se aventura no espaço, após sua primeira missão da Shenzhou-11, que durou 33 dias a bordo da Tiangong-2, antecessora da estação espacial. Na ocasião, ele estava acompanhado do taikonauta Jing Haipeng, em 2016.

“Chen é um perfeccionista. Ele nunca deixa os problemas por resolver”, disse Jing. Após sua primeira viagem espacial, Chen foi condecorado com uma medalha de terceira classe e o título honorário de “taikonauta heróico”.

Sem Comentários ainda!

Seu endereço de e-mail não será publicado.