Primeiro trem-bala que une Hong Kong à China continental é inaugurado

A inauguração do trecho fez com que ficasse completa a Linha Ferroviária Expressa Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong

O trem-bala G5711, primeiro trem de alta velocidade que liga Hong Kong à China continental, empreendeu sua primeira viagem no último domingo, saindo de Shenzhen e indo até a Região Administrativa Especial (RAE). Com 63 assentos, o trem levou apenas 19 minutos para fazer o trajeto.

A viagem marcou a abertura completa da Linha Ferroviária Expressa (XRL, na sigla em inglês) Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong, que se estende por 141 km para conectar as três cidades. Como parte da extensa rede ferroviária de 25 mil km no continente a XRL também liga Hong Kong a 44 destinos na China continental. “É tão rápido”, disse Zhong Fangzhen, a bordo do trem na companhia de seu filho de seis anos que recebeu a viagem como um presente de aniversário.

No passado, se levava cerca de 2 horas para viajar de Guangzhou a Hong Kong pela linha interurbana. Agora o tempo necessário é de apenas 47 minutos, pela XRL. A passageira Zhang Yan afirmou estar emocionada com a nova linha, pois agora será mais fácil levar seu filho a Hong Kong.

Em 2017, 241 milhões de viajantes passaram pelo porto de Shenzhen, o que equivale a uma média diária de 662 mil pessoas, segundo a Estação Geral de Inspeção Fronteiriça de Saída e Entrada de Shenzhen. “A abertura da XRL facilitará o intercâmbio de pessoas entra a China continental e Hong Kong e permitirá uma logística mais rápida e um comércio mais conveniente ao longo das rotas ferroviárias”, afirmou Chen Xiaomei, porta-voz da China Railway Guangzhou Group.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.