Pesquisadores chineses replicam roupa de seda mais leve do mundo

Pesando apenas 49g, a roupa foi feita usando a seda de uma variedade especial do bicho-da-seda e máquinas de tecelagem semelhantes às antigas

Pesquisadores chineses conseguiram replicar a roupa de seda antiga mais leve do mundo, que pesa apenas 49g e tem mais de 2 mil anos, pelo que afirmou o Museu Provincial de Hunan, que a guarda em seu acervo. Os dois artigos de vestuários antigos que, pesando menos de 50g cada, são considerados as roupas de seda mais leves do mundo foram desenterrados em uma tumba da Dinastia de Han Ocidental (202 a.C.- 8 d.C.), situada na província de Hunan.

Uma equipe conjunta contendo membros do museu e do Instituto Yunjin de Nanquim conseguiu criar uma cópia de 49g que contém todos os detalhes de cores. “Bichos-da-seda ficam mais gordos hoje do que na Dinastia de Han Ocidental e produzem seda muito mais pesada”, afirmou Yang Jiyuan, especialista do instituto de Nanquim. “As máquinas usadas para tecer também mudaram muito”.

Para criar a réplica, a equipe descobriu uma variedade especial do bicho-da-seda que é capaz de produzir seda mais leve, e desenvolveu máquinas de tecelagem que se assemelham à antigas. A réplica deverá substituir a roupa de seda original, sendo exibida no Museu Provincial de Hunan.

Comentários

Todos os campos abaixo são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.